Curso de iconografia

No período de 20 a 25 de janeiro realizou-se um novo curso de iconografia no Mosteiro, ministrado pelo artista sacro Wander Barbosa, do Atelie Santíssima Trindade (São Carlos-SP).
O ícone escolhido foi o de São José para os alunos mais experientes e para os iniciantes o ícone do Pantocrátor (Cristo Jesus) e da Theotokos (Mãe de Deus).
Os alunos vêm de diversas cidades como, por exemplo, do Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e, principalmente, São Paulo.
O Mosteiro é o lugar ideal para esta prática, oferecendo conforto e espiritualidade na mesma medida das belezas naturais do espaço.
A iconografia é uma arte sacra bizantina, própria das Igrejas Orientais, sobretudo a russa e a grega e os cursos no Mosteiro são abertos a todos os interessados.

O Ícone de São José com o Emanuel

São José está representado com os traços de um ancião, apresentando marcas e rugas, o que na Iconografia representa a sabedoria adquirida pela idade. Sabedoria esta buscada pelos anacoretas, que são monges ou eremitas cristãos que vivem em retiro, solitariamente, conforme exemplo dos primeiros tempos do cristianismo.
São José leva o Emanuel (Jesus Menino) nos ombros, a mão esquerda apoiando seus pés como sinal do pai que cuida. Na mão direita porta o cajado em forma de planta, que simboliza o pastoreio que Cristo deverá assumir após a morte do Pai adotivo. Ao mesmo tempo, este cajado de pastor simboliza a Cruz de Cristo; somos conduzidos pela cruz, que para o cristão que a segue trará fruto. A Cruz é a Árvore da Vida.
São José tem o nimbo (auréola) azul, que simboliza a humanidade, o qual desaparece atrás do Emanuel, indicando assim que a sua glória é o próprio Deus Menino.
O Emanuel apresenta o nimbo vermelho, símbolo da divindade e com as mãos aponta para o Pai Celestial e abençoa aqueles que o contemplam.
São José é o pai que cuida e dá suporte para Cristo, que ‘caminha’ em seus ombros. Deus Pai escolheu a Virgem Maria para ser a mãe e carregar Jesus em seu ventre e José para ser o pai e ensinar Jesus a andar.


/ateliesantissimatrindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *